Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

Por que comer de três em três horas?

Estamos cansados de ouvir que precisamos comer de 3 em 3 horas. Mas também ninguém nos ensina como devemos fazer isso da melhor maneira para acelerar nosso metabolismo.

Comendo de 3 em 3 horas alimentos "corretos" com certeza é um dos melhores aliados para ajudar no processo de emagrecimento. Mas não é qualquer lanchinho que pode realmente ajudar. Entre as refeições devemos escolher a dedo o que comemos para não fazer a besteira de ingerir alimentos que vão atrapalhar mais do que ajudar.

Temos que pensar que fornecendo nutrientes de forma constante para nosso organismo, ele vai se sentir nutrido sempre. Se você fica diversas horas em jejum, seu organismo vai entrar em "modo econômico" para não perder, ou perder minimamente suas reservas.

Na verdade o corpo é tão esperto, que, em casos de jejum prolongado, uma tática que ele usa para diminuir o metabolismo e ao mesmo tempo conseguir energia é "quebrando" a nossa massa muscular e transforma-la em energia. Músculos precisam de muita energia para se manter, então, nesses casos, diminuir a massa muscular é de grande vantagem para nosso corpo não gastar tanto suas preciosas reservas de gordura.



Veja bem, até é possível perder peso passando fome. Mas ao mesmo tempo que você perde peso perdendo gordura, seu organismo também está se desfazendo da massa muscular. E quanto menos massa muscular, mais fome você precisará passar para perder gordura... Até chegar num ponto que você não vai aguentar mais e se acabar numa panela de brigadeiro!

Esse erro é clássico e eu já caí diversas vezes! Antigamente achava que para emagrecer só precisava fechar a boca. Mas passando fome eu sentia fraqueza, dor de cabeça, mal humor.... a vida se tornava um inferno. Aí desistia e voltava a ganhar tudo que tinha perdido.


Beleza, mas e ai, como devemos escolher nossos lanchinhos e como incluir eles no nosso dia a dia?


  • Invista em sanduíches recheados com alimentos saudáveis como ricota, peito de peru, cottage, geleia sem açúcar, peito de frango desfiado, atum, alface, tomate... etc. Existem muitas opções doces e salgadas.

  • Também invista em pães verdadeiramente integrais e sem adição de açúcar como consta neste post.

  • Frutas são ótimas como lanchinho, mas eu recomendo associar seu consumo a algum outro alimento, como a aveia, que é um carboidrato complexo e vai ser útil para liberar energia lentamente no seu organismo além de ser rico em fibras e demandar mais energia na digestão.

  • Iogurtes light ou desnatados. Podemos misturar com a geleia de frutas sem açúcar ou mel para enganar a vontade por doce.

  • Amêndoas, castanhas, nozes, frutas secas. Podem ser alternativas calóricas, mas ajudam na saciedade e possuem nutrientes bastante importantes para nosso organismo. Só cuidar para não comer demais.
No meu cardápio, cito alguns desses lanchinhos que mais gosto.

CUIDADO! Existem muitos alimentos industrializados taxados como light ou aliados para quem está de dieta, mas na verdade são alimentos pobres em nutrientes, cheios de açúcar e farinha refinada. Procure ler bem os rótulos para não ser enganado.

E como deixar tudo mais prático para incluir na dieta?
Eu normalmente na noite anterior já planejo meu almoço e meus lanchinhos do dia seguinte, pois trabalho em período integral. Trabalhar o dia todo não é desculpa, no começo pode parecer trabalhoso, mas depois que vira hábito tudo fica mais fácil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário